DEPUTADOS FEDERAIS

DEPUTADOS FEDERAIS QUE FAZEM A DIFERENÇA !

ANA PIMENTEL

Ana Pimentel é médica defensora do SUS, docente no Departamento de Medicina da UFSJ e pesquisadora da saúde coletiva. De 2021 a 2022, foi Secretária de Saúde de Margarida Salomão, prefeita de Juiz de Fora. Possui mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014) e doutorado em Saúde Coletiva pela Fundação Oswaldo Cruz (2018).

DANDARA TONANTZIN

Dandara Tonantzin é pedagoga, mestra em educação. Natural de Gurinhatã, no Triângulo Mineiro, foi vereadora em Uberlândia. No movimento estudantil, integrou o Diretório Central dos Estudantes (DCE – UFU) e a União Estadual dos Estudantes (UEE-MG). Militou também no Coletivo Nacional de Juventude Negra (Enegrecer) e foi conselheira do Conselho Nacional de Promoção de Igualdade Racial (CNPIR).

LEONARDO MONTEIRO

Formado em Direito e técnico em Química, foi vereador em Gov. Valadares por três mandatos e presidiu a Câmara Municipal. Está no quinto mandato como deputado federal. Presidiu a Comissão de Legislação Participativa e hoje é presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Correios e das frentes da Agroecologia e da Educação no Campo.

MIGUEL ÂNGELO

Miguel Ângelo é mestre em Políticas Públicas, advogado apaixonado por direito social, filho de Durval e Leir. Militante dos Direitos Humanos, advogado e mestre em Políticas Públicas, Miguel Ângelo iniciou sua caminhada na política ao lado pai, o ex- deputado estadual Durval Ângelo. Como subsecretário de Estado de Juventude (2015- 2016), reformulou o Conselho e aprovou o Plano Estadual. Integra o coletivo TRIBO/PT. Na Câmara, integra as comissões de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCCJ), e a de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial.

ODAIR CUNHA

Foi eleito deputado federal pela primeira vez em 2002 e se encontra em seu 6º mandato. Sempre dedicou seu trabalho ao desenvolvimento dos municípios mineiros e à inclusão social e oportunidade para todos. Foi Secretário de Governo na gestão Pimentel, relator da MP que criou o Programa Bolsa Família, Segundo Secretário da Mesa Diretora e fez parte do grupo de transição de Minas e Energia do novo Governo Lula.

PADRE JOÃO

Natural de Urucânia/MG, foi eleito deputado estadual em 2002 e 2006. Elegeu-se deputado federal em 2010 e está no terceiro mandato sempre com atuação na defesa da agricultura familiar, segurança alimentar e nutricional, produção agroecológica e orgânica, educação e meio ambiente. Atualmente, preside a Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional.

PATRUS ANANIAS

Exerce o quarto mandato de deputado federal, criou a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional e foi titular na Comissão de Constituição Justiça e de Cidadania (CCJC). Foi ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, no governo Lula, e do Desenvolvimento Agrário, no governo Dilma, foi prefeito (1993/1996) e vereador (1989/1992) de Belo Horizonte.

PAULO GUEDES

Exerce o segundo mandato de deputado federal, sempre defendendo o fortalecimento dos municípios, projetos de integração regional, desenvolvimento rural e inclusão social, dentre outras bandeiras. Foi deputado estadual por três mandatos, secretário de estado na SEDINOR e coordenador estadual do DNOCS.

REGINALDO LOPES

Deputado federal pelo quarto mandato consecutivo. Economista, é autor dos projetos que deram origem às Lei de Acesso à Informação e Lei 14.128/2021, que garante indenização aos trabalhadores da saúde que não puderem mais trabalhar em razão da Covid, ou às suas famílias, em caso de morte. Foi também relator do Novo Fies.

ROGÉRIO CORREIA

É filho de uma professora e de um sindicalista. Seguiu os passos da mãe e se tornou professor de matemática e física. Seu primeiro cargo como parlamentar foi em 1988, quando foi eleito vereador. Em 1999, elegeu-se deputado estadual e continuou lutando pelas minorias na Assembleia de Minas até 2018, quando foi eleito deputado federal.